sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Plantas resistentes ao pisoteio

Não adianta gente, já procurei bastante e não encontrei... Eu também queria muito essa planta milagrosa que fosse resistente ao pisoteio e que não fosse GRAMA... Se alguém souber de alguma planta de forração resistente ao pisoteio, por favor, me avisa!

Já que esse problema por enquanto é insolúvel nos resta pontuar um bocado dos tipos de grama, com suas principais características, outras sugestões de plantas para forrações e outros materiais para cobrimento do solo, lembrando que existem outros tipos de gramas e forrações além destes citados.

GRAMA – resistentes ao pisoteio

Esmeralda (Zoysia japonica) – não resiste a tráfego intenso; deve ser cultivada a pleno sol; folhas mais fininhas.

Batatais (Paspalum notatum) – resistente ao tráfego; seve ser cultivada a pleno sol.

São Carlos (Axonopus compressus) – folhas mais largas; resiste ao pisoteio; pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Bermudas (Cynodon dactylon) -  resistente ao pisoteio; tem crescimento e regeneração bastante rápido, e por esse motivo necessita de podas mais frequentes; deve ser cultivada a sol pleno.

Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum) – resistente a ambientes com salinidade porém não resiste bem ao frio; pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra.

FORRAÇÕES – não resistentes ao pisoteio

Dentre tantas opções de plantinhas para preencher seu jardim, selecionei algumas sugestões que mantenham o critério das forrações ‘baixinhas’...

Grama amendoim (Arachis repens 
 
Tuia-jacaré (Juniperus horizontalis)
 


Grama preta (Ophiopogon japônica


Rabo de gato (Acalypha reptans)




Musgo-tapete (Selaginella kraussiana)

Rosinha de sol (Aptenia cordifolia)


Azulzinha (Evolvulus glomeratus)


Érica (Cuphea gracilis)


Festuca (Festuca glauca)


Lágrima de bebê (Soleirolia soleirolii)


Perpétua (Gomphrena globosa)


Tapete inglês (Polygonum capitatum)


MATERIAIS

Se preferir forrar o solo com algum material para não ter muito trabalho de manutenção, as dicas são usar seixos, pedriscos, lascas de casca de árvore ou argila expandida, todos facilmente encontrados nas lojas especializadas e Gardens.

Encontrei este site também com uma proposta bastante interessante: o seixo de pneu, dando novo uso para reciclagem de pneus.

Além das forrações, sempre que necessário são também utilizados elementos arquitetônicos: os pisos, dormentes e decks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário